quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ribeiro dos Reis

António Ribeiro dos Reis, nasceu a 10 de Julho de 1896 em Lisboa (†, 03 de Dezembro de 1961).

Outra grande figura de sempre do desporto português e casapiano, tal como o seu companheiro e amigo Cândido de Oliveira (muitos dos grandes desportistas do princípio do século XX eram provenientes desta casa). Foi igualmente futebolista, treinador e jornalista desportivo. Enquanto jogador representou o Benfica durante 13 anos. Era um desportista de mão cheia tendo praticado neste clube futebol e atletismo, conseguindo o feito de ser campeão em ambas modalidades. No futebol, e como avançado, destacava-se mais por ser um batalhador que um génio.

Alcançou 1 internacionalização mas de uma forma que ficaria histórica pois fê-lo no jogo de estreia da selecção, mais uma vez ao lado do seu amigo Cândido de Oliveira. Disse ter tido sorte ao ser um dos escolhidos havendo gente melhor que ele para o lugar, mas não foi sorte o que o arrastou até lá, foi o trabalho. Já aqui demonstraria ser alguém multifacetado pois, para além de jogar, fez ainda a cobertura jornalística do encontro para o «O Sport de Lisboa», jornal para o qual trabalhava, e foi encarregue de ler o discurso oficial aquando do jantar de encerramento.

Mas, se como jogador foi bom, como treinador seria ainda melhor. Pelo Benfica, o grande amor da sua vida, foi um verdadeiro socorrista, sempre pronto a ajudar o clube nos momentos mais difíceis e em que era necessária uma mudança na equipa técnica. E foi numa dessas alturas que haveria de conquistar o seu último título nacional, a Taça de Portugal da época 1952/53, num duelo quase fratricida com o seu amigo de sempre, Cândido de Oliveira, à altura treinador do Porto. E foi com este companheiro de sempre que também alternou funções como seleccionador nacional, exercendo por duas vezes essa função . Foi igualmente com ele que se juntou para fundar o jornal desportivo «A Bola». Os seus caminhos foram-se cruzando ao longo de toda a sua vida.

O único jogo que fez por Portugal foi o de estreia da selecção, que decorreu a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha (derrota 1-3).

Palmarés:


Fonte: www.fpf.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário