sexta-feira, 30 de outubro de 2009

José Gralha

José Gralha, nasceu a 14 de Março de 1905 em Lisboa.

Este avançado que actuou no Casa Pia, converteu-se num histórico do futebol português, na primeira e única vez que envergou as cores da selecção nacional. Para além de ser, também ele, um dos 4 casapianos que se estrearam pela selecção nacional de futebol no seu primeiro jogo, tornou-se nesse encontro no mais novo internacional português pois, no momento em que entrou em campo, contava tão somente com 16 anos. Esse feito é ainda mais relevante pelo facto de ser um recorde que se mantém até aos nossos dias e quase seguramente ninguém lhe retirará.

O único jogo que fez por Portugal foi o de estreia da selecção, que decorreu a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha (derrota 1-3). Alcançou, por isso, somente 1 internacionalização pelo Casa Pia.

Palmarés:


Fonte: O BAÚ DOS CROMOS

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

António Augusto Lopes

António Augusto Lopes, nasceu a 15 de Setembro de 1901 em Bragança.

Transmontano de gema, este avançado foi um dos grandes jogadores que fizeram parte da fantástica equipa do Casa Pia que brilhou no princípio dos anos 20. Foi igualmente um dos 4 históricos casapianos que se estrearam pela selecção nacional de futebol no seu primeiro jogo. Alcançou 1 internacionalização pelo Casa Pia.

O único jogo que fez por Portugal foi o de estreia da selecção, que decorreu a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha (derrota 1-3).

Palmarés:


Fonte: O BAÚ DOS CROMOS

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sport Lisboa e Benfica

O Sport Lisboa e Benfica é outro dos três maiores clubes portugueses. Data de 28 de Fevereiro de 1904 a fundação desta agremiação desportiva da cidade de Lisboa, pela mão de um grupo de jovens, de entre os quais se destacou Cosme Damião, e que adoptou o nome de Sport Lisboa. Um pouco mais tarde, a 13 de Setembro de 1908, funde-se com outro clube da zona, o Sport Club de Benfica, adoptando então o nome que usa actualmente. Nestes primeiros anos de vida, foi Cosme Damião o grande impulsionador do clube, fazendo de tudo um pouco; foi jogador, passando por treinador e ainda esteve no cargo de director. Durante vários anos rivalizou directamente com o seu vizinho da capital, o Sporting. Já a partir dos anos 80 muda o seu centro de atenção para o norte, para a cidade do Porto, de onde surge o seu novo e mais directo rival, o Futebol Clube do Porto.

A década de 60 marca o arranque do domínio no futebol nacional, domínio esse traduzido na maior quantidade de troféus nacionais que detém hoje em dia, em comparação com os outros clubes. Esse domínio dos anos 60 resultou da excelente equipa que detinha à altura e que lhe trouxe igualmente glória a nível europeu. Isso sucedeu em duas épocas consecutivas, mais precisamente nos anos de 1961 e 1962, em que ganhou duas Taças dos Clubes Campeões Europeus. Na primeira levaria de vencido o Barcelona (Espanha), por 3-2, numa final realizada em Berna. Quanto à segunda, despacharia outra equipa espanhola, mais precisamente o Real Madrid (Espanha), numa final disputada em Amesterdão (vitória por 5-3). Ainda tentaria uma terceira vitória consecutiva ao ter disputado a final de 1963, em Londres. No entanto, foi derrotado por 2-1, pelos italianos do Milan (Itália).

Ainda voltaria a disputar mais algumas finais europeias, mas desta feita sem qualquer sucesso. Três delas foram realizadas na Taça dos Clubes Campeões Europeus e a outra na Taça UEFA. Em 1965, foi derrotado 0-1, pelo Internazionale (Itália), numa final disputada em Milão. A vez seguinte ocorreu em 1968, quando foi derrotado após prolongamento, em Londres, pelo Manchester United (Inglaterra), por 1-4 (1-1 no tempo regulamentar). A última disputou-se em Estugarda, contra o PSV Eindhoven (Holanda). O título foi decidido na marca de grandes-penalidades, saldando-se por uma derrota por 5-6, após um empate a zero no fim do tempo regulamentar.

A outra final que disputou, foi no ano de 1983, na Taça UEFA, numa final disputada a duas mãos contra o Anderlecht (Bélgica), e que se saldou por uma derrota por 0-1 na primeira mão, disputada em Bruxelas e por um empate 1-1 na segunda mão, disputada em Lisboa.

Mas o clube não se dedica somente à prática de futebol, tendo desportistas em diversas outras modalidades, sendo as mais destacadas: hóquei em patins, andebol, basquetebol, voleibol e atletismo. No futebol possui, entre outros títulos, os seguintes: Campeonatos Nacionais (31), Taças de Portugal (24), Supertaças "Cândido de Oliveira" (4), Taça da Liga (1), Campeonatos de Portugal (3) e, a nível internacional, Taça dos Clubes Campeões Europeus (2).

Joga futebol em sua casa, o Estádio da Luz, com capacidade para 60 mil espectadores.

Jogadores Internacionais:

  1. Raul Figueiredo "Tamanqueiro" (médio), 9 internacionalizações
  2. Alberto Augusto (avançado), 3 internacionalizações
  3. Francisco Vieira (guarda-redes), 3 internacionalizações
  4. Mário de Carvalho (avançado), 2 internacionalizações
  5. António Pinho (defesa), 2 internacionalizações
  6. Vítor Cândido Gonçalves (médio), 2 internacionalizações
  7. Fernando Jesus (médio) - 2 internacionalizações
  8. Ribeiro dos Reis (avançado), 1 internacionalização
  9. Jesus Crespo (avançado), 1 internacionalização
PS: conforme forem sendo introduzidos novos internacionais no blog, eles serão igualmente introduzidos nesta lista.

sábado, 10 de outubro de 2009

Alberto Augusto

Alberto João Augusto, nasceu a 30 de Julho de 1898 em Lisboa (†, 1973).

Este avançado ficou ligado para sempre à história da selecção nacional de futebol pelo facto de lhe pertencer a autoria do primeiro golo de sempre da equipa das quinas. Durante algum tempo ainda houve quem contestasse a autoria desse golo para o seu irmão Artur Augusto mas, segundo os registos oficiais, ele pertenceu a Alberto Augusto.

Foi figura de proa do Benfica durante o início da década de 20, levando o clube à conquista do Campeonato de Lisboa (a principal competição entre clubes da época), jogando ao lado de outros grandes jogadores da altura. Por este clube chegou à selecção e conseguiu 3 internacionalizações.

Mais tarde mudou-se para o Sporting de Braga onde voltou a ser internacional. Isso aconteceu numa única ocasião, mas foi o suficiente para se tornar no primeiro internacional deste clube. No total, alcançou 4 internacionalizações (3 pelo Benfica e 1 pelo Sporting de Braga).

Jogou ainda pelo Vitória de Guimarães antes de abandonar o futebol e se tornar treinador.

A sua estreia pela selecção deu-se a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha, no jogo de estreia de Portugal (derrota 1-3).

Despediu-se da mesma a 24 de Janeiro de 1926, no Porto, contra a Checoslováquia (empate 1-1).

Palmarés:


Fonte: gloriasdopassado.blogspot.com

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Futebol Clube do Porto

O Futebol Clube do Porto é um dos três maiores clubes portugueses. A história desta agremiação desportiva da cidade do Porto começa em 1893, pela mão de António Nicolau d'Almeida, que funda o então Football Club do Porto. Durante alguns anos este clube viveu sob alguma estagnação, voltando a recuperar a vitalidade a partir de 1906, pela mão de Monteiro da Costa. Mas essa vitalidade não foi o suficiente para, durante vários anos, rivalizar com os clubes grandes da capital. Tudo isso viria a mudar após o 25 de Abril de 1974.

O ano de 1982 marca a chegada de Pinto da Costa à presidência do clube, e com ele chega igualmente uma autêntica revolução que iria alterar o panorama futebolístico nacional. Mas mudanças haviam começado anos antes, quando Pinto da Costa era ainda o chefe do Departamento de Futebol, mais precisamente em 1978. Juntamente com o saudoso José Maria Pedroto, conquistam o Campeonato Nacional, terminando com uma "travessia do deserto" de 19 anos. O Porto passa então a coleccionar títulos a nível interno, e vai adquirindo um novo estatuto, passando de terceiro clube nacional para o grande dominador do futebol português das últimas épocas.

Mas o crescimento do clube não pára e lentamente ele vai adquirindo também estatuto europeu. A década de 80 foi, nesse sentido, a primeira de glória para o clube. Em 1984 atinge a sua primeira final europeia, na já extinta Taça dos Vencedores das Taças. No entanto, o resultado não foi o melhor, tendo perdido 1-2 para a Juventus (Itália), numa final realizada em Basileia. Três anos depois, em 1987, nova final, desta feita na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Desta vez a sorte sorriria ao lado portista que levaria de vencido por 2-1 o Bayern München (Alemanha), numa final realizada em Viena. Mas este ano de ouro não se resumiria a esta conquista, tendo o Porto conquistado ainda a Supertaça Europeia (1-0 em cada uma das duas mãos), frente ao Ajax (Holanda), e também a Taça Intercontinental, vencendo por 1-0 o Peñarol (Uruguai), em Tóquio.

A década de 90 foi igualmente histórica para este clube que consegue um feito até agora único no futebol português, a conquista do pentacampeonato. Isso aconteceu entre os anos de 1995 e 1999.

Mas se o clube terminou o século XX em estado de graça, começaria o século XXI ainda com mais pujança, e marcaria esta década como a melhor de sempre para o clube. O ano era 2003 e o treinador José Mourinho, que chegaria ao clube após um período conturbado para renovar uma equipa que teimava em não vencer títulos. E a aposta que foi feita resultou em cheio pois esta equipa de jovens e desconhecidos talentos surpreendeu Portugal e a Europa. Nesse ano conquistou um triplete ao vencer o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Taça UEFA, o único troféu internacional que faltava ao futebol português, ao derrotar em Sevilha, por 3-2 num jogo emocionante e com necessidade de prolongamento, o Celtic (Escócia). O Porto tornava-se, a partir dessa data, num dos seis clubes europeus a marcar presença nas cinco finais de competições internacionais disputadas entre clubes.

A saga Mourinho continuou no ano seguinte e o Porto voltou a brilhar na Europa. Desta feita na Liga dos Campeões, onde arrebatou o troféu ao Mónaco (França), após uma vitória por 3-0, numa final disputada em Gelsenkirchen. Após essa final, José Mourinho deixaria o clube, mas o Porto ganharia ainda outro troféu internacional, a última edição da Taça Intercontinental, disputada em Tóquio, vencendo o Once Caldas (Colômbia), na marcação de grandes-penalidades.

Dedica-se à prática de diversas modalidades, sendo as mais destacadas: futebol, hóquei em patins, andebol, basquetebol, natação, bilhar e atletismo No futebol possui, entre outros títulos, os seguintes: Campeonatos Nacionais (24), Taças de Portugal (14), Supertaças "Cândido de Oliveira" (16), Campeonatos de Portugal (4) e, a nível internacional, Taça UEFA (1), Liga dos Campeões (2), Supertaça Europeia (1), Taça Intercontinental (2).

Joga futebol em sua casa, o Estádio do Dragão, com capacidade para 52 mil espectadores.

Jogadores Internacionais:

  1. Artur Augusto (avançado), 1 internacionalização
  2. Balbino da Silva (avançado), 1 internacionalização
PS: conforme forem sendo introduzidos novos internacionais no blog, eles serão igualmente introduzidos nesta lista.

domingo, 4 de outubro de 2009

Artur Augusto

De todos os históricos jogadores que representaram a primeira selecção portuguesa de futebol, Artur Augusto teve o condão de ser o único a não pertencer a um clube da capital. Natural de Lisboa, jogava à altura pelo Porto, vindo por isso a tornar-se no 1º internacional deste clube. Antes disso já havia jogado pelo Benfica e jogaria ainda pelo Carcavelinhos.

Avançado por excelência, tinha tendência para descair para a extrema-esquerda. Foi de grande utilidade na conquista por parte do Porto do seu primeiro troféu nacional, o Campeonato de Portugal de 1921/22. Alcançou 1 internacionalização mas, nesse único jogo que disputou pela selecção, teve a honra de fazê-lo ao lado do seu irmão Alberto Augusto.

O único jogo que fez por Portugal foi o de estreia da selecção, que decorreu a 18 de Dezembro de 1921, em Madrid, contra a Espanha (derrota 1-3).

Palmarés:

  • 1 Campeonato de Portugal (Porto)

Fonte: O BAÚ DOS CROMOS