domingo, 20 de dezembro de 2009

Filipe dos Santos

Joaquim Filipe dos Santos, foi outro dos gloriosos que, ao serviço do Sporting, venceu o primeiro troféu a nível nacional da história deste clube, o Campeonato de Portugal da época 1922/1923, ganho em Faro, numa final disputada contra a Académica. Era um médio de grande nível e formava, juntamente com o seu colega Henrique Portela, uma das melhores linhas médias da altura.

Foram os dois chamados a representar as cores de Portugal embora, ao contrário do seu colega que alcançou duas, só tenha alcançado 1 internacionalização, claro está ao serviço do Sporting.

O único jogo que fez por Portugal foi o terceiro jogo da mesma, que decorreu a 16 de Dezembro de 1923, em Sevilha, contra a Espanha (derrota 0-3).

Palmarés:
Fonte: Enciclopédia do Desporto

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Joaquim Ferreira

Joaquim Ferreira foi outro dos grandes obreiros que ajudaram o Sporting a vencer o seu primeiro troféu a nível nacional, o Campeonato de Portugal da época 1922/1923, ganho em Faro, numa final disputada contra a Académica.

Após esta excelente época, não foi de estranhar a sua chamada à Selecção Nacional, feito que ocorreu por duas vezes. Este seguro defesa alcançou então 2 internacionalizações ao serviço do Sporting.

A sua estreia na selecção nacional ocorreu no terceiro jogo da mesma, que decorreu a 16 de Dezembro de 1923, em Sevilha, contra a Espanha (derrota 0-3).

Despediu-se da mesma no jogo seguinte, disputado a 15 de Maio de 1925, em Lisboa, de novo contra a Espanha (derrota 0-2).

Palmarés:
Fonte: Enciclopédia do Desporto

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Francisco Vieira

Francisco Vieira, nasceu a 26 de Agosto de 1899, em Lisboa.

Brilhou no Benfica na primeira metade dos anos 20, numa altura em que o clube ainda não havia explodido como potência futebolística e conquistado qualquer prova de âmbito nacional. Era um guarda-redes seguro que destacava no clube encarnado e, por isso, não foi de estranhar a sua chamada à selecção nacional para substituir Carlos Guimarães, o anterior cliente na baliza portuguesa e que havia efectuado os 2 primeiros jogos.

Tornou-se assim no segundo guarda-redes da história da selecção nacional e o primeiro nessa posição, ligado ao clube da Luz, entrando dessa forma para os livros de história do clube.

Efectuou 3 jogos consecutivos em representação de Portugal e por isso alcançou 3 internacionalizações, sempre ao serviço do Benfica.

A sua estreia pela selecção deu-se aquando do terceiro jogo da mesma, a 16 de Dezembro de 1923, em Sevilha, contra a Espanha (derrota 0-3).

Despediu-se da mesma a 18 de Junho de 1925, em Lisboa, contra a Itália, na 1ª vitória de sempre da selecção (vitória 1-0).


Fonte: vedetaoumarreta.blogspot.com

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

O 3º embate

Foram necessários outros 364 dias para voltar a ver um jogo da selecção nacional. Estávamos então no dia 16 de Dezembro de 1923 e, tal como nos dois encontros anteriores, pouco mudou. Os protagonistas seriam os mesmos dos jogos anteriores, voltando a defrontar-se Portugal e Espanha, cabendo uma vez mais a Espanha, o papel de anfitrião, mas desta vez na andaluza cidade de Sevilha. O resultado, uma vez mais, seria uma derrota, a pior até então com uns claros 3-0 favoráveis a Espanha.

De novo foram cinco os clubes que cederam futebolistas para este terceiro jogo da selecção portuguesa de futebol, voltando o Porto a ser o único clube fora da capital a ceder um jogador. Esses clubes foram: Benfica - com 4 jogadores; Sporting - com 3 jogadores; Belenenses - com 2 jogadores; Casa Pia e Porto - com 1 jogador cada. Destaque para o Benfica que pela primeira vez era o clube que mais jogadores fornecia à selecção para um jogo.

Foram 2 os jogadores que obtiveram a sua terceira internacionalização. Outros 3 obtiveram a sua segunda internacionalização, sendo 6 os debutantes:

Guarda-redes

Defesas
Médios
Avançados

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Torres Pereira

Embora não fosse um fora de série, Alfredo Torres Pereira foi sempre um avançado muito regular, o que o levou a disputar diversos desafios com a camisola do Sporting. Foi um dos obreiros que ajudou o Sporting a vencer o seu primeiro troféu a nível nacional, o Campeonato de Portugal da época 1922/1923, ganho em Faro, numa final disputada contra a Académica.

Essa época excelente terá sido, porventura, o maior cartão de visita para a sua chamada à Selecção Nacional. Esse foi um acto isolado pelo que somente alcançou 1 internacionalização ao serviço do Sporting.

O único jogo que fez por Portugal foi o segundo jogo da mesma, que decorreu a 17 de Dezembro de 1922, em Lisboa, contra a Espanha (derrota 1-2).

Palmarés:
Fonte: O BAÚ DOS CROMOS